Ler é Viver (Outras Vidas) - De 9 a 13 de maio de 2017

terça-feira, 9 de maio de 2017

Às maio 09, 2017 por Livros aOeste   Sem comentários



Decorreu hoje de manhã a abertura oficial do Festival Literário "Livros a Oeste", com a presença de largas dezenas de convidados e alunos de escolas do concelho,  que se quiseram associar ao arranque de mais uma edição desta iniciativa cultural do Município da Lourinhã. O mote foi dado pelo grupo Ribombar, que começou por animar as ruas da Lourinhã, levando depois o rufar dos seus tambores até ao auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, onde decorreu a sessão inaugural. 

Atuação do Grupo Ribombar


As boas vindas foram dadas pelo vereador Fernando Oliveira, do Município da Lourinhã, e pelo programador do Livros a Oeste, João Morales. 

O destaque dos intervenientes foi para a amplitude deste Festival destinado a todos os públicos, e para importância do envolvimento das escolas, que vão acolher diversas iniciativas do programa, protagonizando de igual modo  momentos culturais ao longo do programa. 

Foi, igualmente, realçada a formação (Re)Criar Narrativas, que decorre até sábado, envolvendo educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário e docentes do Ensino Especial. 

Vereador Fernando Oliveira



O tema Ler é Viver (outras vidas) foi, também, referido, enquanto síntese das múltiplas possibilidades da escrita e da leitura - campos férteis para a imaginação e para a própria criação artística e literária. 

programador João Morales

 Fernando Oliveira e João Morales convidaram o público desfrutar das muitas atividades em agenda, que decorrem em vários espaços culturais do Município: conferências, conversas com autores, feira do livro, apresentações de obras literárias e espetáculos, entre  outras iniciativas. 


 A par das intervenções, a sessão foi ainda marcada por diversos momentos culturais e de animação, muito aplaudidos pelo público presente. Foram os casos das atuações do Grupo de Dança do Desporto Escolar da Escola Secundária da Lourinhã, The Originals, e dos alunos do Curso Articulado de Música do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. 

Atuação dos Alunos do Curso Articulado de Música do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente 
The Originals - Grupo de Dança do Desporto Escolar da Escola Secundária da Lourinhã 


  
CONCURSO DE CONTOS "Prémio Livros a Oeste / Câmara Municipal da Lourinhã" 

Um dos pontos altos da cerimónia foi a entrega de prémios do concurso de contos "Prémio Livros a Oeste / Câmara Municipal da Lourinhã", que este ano teve como tema "Moinhos de Vento".  

Diana Melo de Oliveira da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (E. B. 2,3) Dr. João das Regras e Beatriz Rolim Caixaria da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgada foram as grandes vencedoras desta edição. 

Na ausência da premiada Diana de Oliveira, o Diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente recebeu, simbolicamente o prémio
Beatriz Rolim Caixaria da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgada 


No 3º Ciclo, o segundo lugar foi para Tatiana Sofia Dionísio, da EB 2, 3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira, e o terceiro lugar para Beatriz Barros Santos, da E.B. 2,3 Dr. João das Regras. A menção honrosa neste escalão foi atribuída a Filipa Alexandra Rodrigues de E.B. 2,3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira. 

Já no escalão relativo ao Ensino Secundário, o segundo lugar foi atribuído a Marcelo Garcia de Matos e o terceiro a Inês Sofia Pereira. À semelhança do 3.º Ciclo foi, igualmente, entregue uma menção honrosa a  Adriana Martins Almeida. 

É  de salientar que os dois contos vencedores foram partilhados com a assistência, através da leitura de João Morales, na ausência de Diana de Oliveira (vencedora no Escalão 3.º Ciclo) e de Beatriz Rolim Caixaria, vencedora no Escalão Ensino Secundário . 

Com  38 trabalhos concorrentes, a edição deste ano registou  um franco crescimento na adesão dos participantes, um  facto  salientado pelo vereador Fernando Oliveira, que revelou a intenção do Município em editar um livro que dará a conhecer contos apresentados ao longo das três edições deste Concurso.

0 comentários:

Enviar um comentário