Ler é Viver (Outras Vidas) - De 9 a 13 de maio de 2017

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Às maio 19, 2017 por Livros aOeste   Sem comentários







Nesta 5.ª edição do Festival Literário Livros a Oeste, a palavra “envolvimento” foi a que melhor descreveu a dinâmica vivida na Lourinhã, entre os dias 9 e 13 de maio. Mais envolvimento das pessoas, das escolas e dos autores – mais sentimento de pertença a um evento que já é um marco no panorama cultural da região.


A aposta numa programação ampla e diversificada traduziu-se num aumento de público, havendo a registar presença de mais de 2700 pessoas ao longo dos cinco dias deste Festival, que teve como tema Ler é Viver (Outras Vidas).


 Os livros, a escrita e as palavras “passearam” pelo concelho, numa viagem proporcionada por uma atrativa agenda de iniciativas, destinada a todas os idades. De entre as  novidades desta edição, há a assinalar  o espaço criativo – speakers corner, que serviu de palco para muitas manifestações artísticas e criativas, desde a leitura de poesia até à música , passando pelas rimas de improviso e contação de histórias.


Dois dos momentos altos da iniciativa estiveram associados à participação de Manuel Alegre, que apresentou a edição dos 50 anos de “O Canto e as Armas”, e de Sérgio Godinho, presente em vários momentos neste Festival. Da apresentação do seu mais recente livro “Coração Mais que Perfeito” à participação na tertúlia “Portugal: Strip Tease de um País”, Sérgio Godinho foi, ainda, o protagonista de um memorável concerto de encerramento, que esgotou o auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL).


Apresentações de obras literárias e tertúlias marcaram o programa direcionado ao público em geral, propiciando a partilha e o debate sobre temas centrais da literatura e sociedade. Nestes momentos, marcaram presença, entre outros, os seguintes autores:  Olinda Beja, Fernando Pinto do Amaral, Natália Luiza, José do Carmo Francisco, Rui Miguel Tovar, Isabel Galvão, Filipe Lopes, Rosa Mendes Vilas Boas, Florbela Santos, Afonso Cruz, Frei Fernando Ventura, Manuel da Silva Ramos, Miguel Real,  Cristina Norton, Mário Zambujal e Beatriz Caixaria, a jovem vencedora do concurso de contos 'Prémio Livros a Oeste / Câmara Municipal da Lourinhã, na categoria Ensino Secundário.


Destaque ainda para a realização de uma homenagem ao trabalho que Rui Cipriano “prestou à comunidade lourinhanense". A evocação do papel deste entusiasta da memória da Lourinhã e da história local teve lugar no decurso da sessão de lançamento do livro "Azulejaria Artística do Concelho da Lourinhã - Do Século XV ao Século XX". A obra resulta de um trabalho desenvolvido há treze anos atrás, pelos alunos dos Clubes da Património e Fotografia da antiga Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras, tendo sido o último contributo de Rui Cipriano para a preservação do património concelhio.


De entre a vasta programação, há ainda a realçar iniciativas como a Feira do Livro, onde foi possível encontrar obras de referência e novidades a preço de desconto, várias apresentações levadas a efeito pelos alunos da Academia Cultural Sénior da Lourinhã e atividades para o público escolar, com a apresentação de obras, encontros com autores, teatro e muito mais. Para os professores houve ainda a formação (Re) Criar Narrativas, que envolveu 32 docentes, oriundos de vários agrupamentos da região oeste e da grande Lisboa, numa jornada de conhecimento sobre a comunicação, que assume diferentes narrativas, em contexto escolar.



Ao longo de todo o Festival foi ainda possível visitar a exposição de ilustração de Tânia Clímaco “Reis, Princesas; Dragões e Outras Confusões”, que esteve patente até 2 de junho, na Galeria Municipal. No átrio do centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira foram, igualmente, dadas a conhecer as mostras “Microlivros e Microcontos, uma Mini Biblioteca”, elaborada por alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, e “A Tua Biblioteca ! Embarca na Aventura” por professores das Bibliotecas do Agrupamento D. Lourenço Vicente. 




VEJA O ÁLBUM DA EDIÇÃO 2017 DO EVENTO

0 comentários:

Enviar um comentário