Ler é Viver (Outras Vidas) - De 9 a 13 de maio de 2017

sábado, 13 de maio de 2017

Às maio 13, 2017 por Livros aOeste   Sem comentários



Hoje à tarde viveram-se momentos emotivos na Biblioteca Municipal com a realização de uma homenagem a Rui Cipriano, "pelo trabalho que prestou à comunidade lourinhanense".


A evocação do papel deste entusiasta da memória da Lourinhã e da história local teve lugar no decurso da sessão de lançamento do livro "Azulejaria Artística do Concelho da Lourinhã - Do Século XV ao Século XX". 

Esta obra resulta de um trabalho desenvolvido há treze anos atrás, pelos alunos dos Clubes da Património e Fotografia da antiga Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras,tendo sido o último contributo de Rui Cipriano para a preservação do património concelhio. 


O trabalho foi efetuado no âmbito do projeto de inventariação e estudo do Património concelhio", explicou o professor José Nuno Leitão, na altura presidente do Conselho Executivo da Escola João das Regras e atual promotor da passagem deste projeto para formato de livro.

 

Editada pela Câmara Municipal da Lourinhã, Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, esta obra traduz um projeto em que estiveram envolvidos 25 jovens, orientados pela professora Cidália Raposo e coordenados por Rui Cipriano e pelas professoras Teresa Braga e Cecília Ogando.  Mais de uma década volvida, muitos desses jovens reuniram-se nesta sessão, recebendo das mãos do presidente da Câmara, João Duarte Carvalho, um exemplar do livro que ajudaram a construir.


 

O representante máximo da autarquia foi também o responsável pela entrega de uma placa evocativa da memória de Rui  Cipriano, à família homenageado. O filho João Mário Cipriano agradeceu a evocação, dizendo que esta foi a melhor forma de homenagear o seu pai, um homem que "também era livro".

 

As professoras envolvidas no projeto louvaram, igualmente, a paixão e o entusiasmo que Rui Cipriano sempre teve por tudo com que se envolveu, referindo igualmente  a boa relação que estabeleceu com os alunos e parceiros do estudo.


 

Também o vereador Fernando Oliveira deixou palavras de louvor ao homem e ao autor, que legou obras ímpares para o estudo da história local, destacando os livros "Comemorações do Primeiro Centenário da Batalha do Vimeiro", "Vamos falar sobre a Lourinhã" e "Moledo do concelho da Lourinhã - História, Tradições e Património".

 

A homenagem terminou com um porto de honra, servido na zona de receção da Biblioteca, que também acolhe uma mostra evocativa da memória de Rui Cipriano, com originais cedidos pela família e documentos sobre o seu envolvimento no estudo da história local.


0 comentários:

Enviar um comentário