Ler é Viver (Outras Vidas) - De 9 a 13 de maio de 2017

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Às maio 03, 2017 por Livros aOeste   Sem comentários

© Jorge Santos

Maria Antónia Neves Nazaré de Oliveira (21/9/1964)

FORMAÇÃO ACADÉMICA
2010: Doutoramento em Estudos Portugueses, na Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação Os Biógrafos de Camilo, sob a orientação de Prof. Doutor Abel Barros Baptista, com a classificação de Muito Bom por Unanimidade. 

2004-2008: Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2002-2003: Frequência do seminário Modos da Ficção, da responsabilidade do Prof. Doutor Paulo Filipe Monteiro, com nota final de Muito Bom (18 valores).

1994: Mestrado em Estudos Literários Comparados na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apresentou e defendeu a dissertação de Mestrado O Grande Hotel Universal - A Poesia de Mário de Sá-Carneiro, sob orientação da Prof. Doutora Teresa Rita Lopes. Classificação final de Muito Bom.

1990-1992: Bolseira de mestrado do I.N.I.C.

1982-1986: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a classificação de 15 valores.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
É co-responsável pela edição da obra de Alexandre O’Neill (Assírio & Alvim).
2016: Edição e posfácio a Alexandre O’Neill, Poesias Completas e Dispersos, Assírio & Alvim (no prelo).

2016, Novembro: Colóquio “Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo”, FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Comunicação: “O Grande Hotel Universal”.

2016, Setembro: I Congresso Internacional “Camilo: o Homem, o Génio e o Tempo”, Câmara Municipal de Ribeira de Pena / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Comunicação: “As Várias Vidas de Camilo”. Publicação no prelo.

2015: Comissariado e coordenação de eventos e publicações relacionadas com a semana de comemoração dos 250 anos do nascimento de Bocage para a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que decorreu entre 11 e 18 de Setembro.

2015: Dramaturgia da peça "Portugal, Meu Remorso" a partir de textos de Alexandre O’Neill, estreada no Teatro Municipal de São Luís a 25 de Fevereiro.

2012: “Biografar Camilo: A Verdade Está Debaixo de uma Tábua” — Conferência sobre Camilo Castelo Branco no âmbito da celebração dos 150 anos de "Amor de Perdição" no Centro Cultural de Belém (Outubro).

2011, Janeiro-Março: “Artes da Existência: Biografia, Autobiografia e Autoficção”. Workshop no âmbito do ciclo Biografia, Teatro Maria Matos, Lisboa.

2009, Fevereiro: “Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vida” seminário organizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia / ISCTE. Comunicação: “Relações Incestuosas: Escrever a Vida de um Escritor. O Caso de Alexandre O’Neill”.

2009: Colloque International – “Le biographique”, Institut des Mondes Anglophone, Germanique et Roman, Université Paris XII Val-de-Marne – Créteil. Comunicação: “Le témoignage oral dans la biographie de Alexandre O’Neill”.

2009-2013: Leccionou o Nível 1 do Erasmus Intensive Language Course, no Instituto Politécnico de Coimbra.

2007-2008: Formadora de e-Learning de Língua Portuguesa, no âmbito do programa Projecto e- Inovar da Escola Superior de Educação de Coimbra.

1994-2005: Professora a tempo integral de Literatura Portuguesa, (séc. XIX e XX) Francesa (séc. XIX e XX) e de Língua Portuguesa, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.Contratada inicialmente como professora assistente, passou, em 2002, a professora adjunta. Leccionou as seguintes disciplinas: Língua e Cultura Portuguesas (Curso de Professores do Ensino Básico 1º ciclo); Língua e Literatura Portuguesas: Matriz da Cultura III, Língua e Literatura Francesas: Matriz da Cultura II, Evolução da Comunicação Linguística III e Evolução da Comunicação Linguística IV (Curso de Professores do Ensino Básico 2º Ciclo, Variantes de Português / Inglês e Português / Francês); Ateliers de Língua Portuguesa; Semiótica.
Desenvolveu trabalho na área da Escrita Criativa com um grupo de alunos relacionado com as áreas de Literatura que leccionou.
Coordenadora de Curso de Professores do Ensino Básico 2º Ciclo, Variante de Português / Francês.
Presidente do Conselho Pedagógico.

Foi colaboradora do suplemento Leituras do jornal Público, da revista de poesia Relâmpago
(Fundação Luís Miguel Nava) e da Revista LX Metrópole (página literária).
Fez trabalho de investigação para a revista Colóquio/Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian.

É autora de artigos, recensões literárias e posfácios para publicações variadas.

PUBLICAÇÕES
LIVROS (AUTORIA)
2015: Bocage Reconhecido. Antologia Poética, Lisboa, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

2014: Não. Uma Biografia do Ar.Co, Lisboa, Documenta.

2007: Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, Lisboa, Dom Quixote, 2007; 2ª edição: 2007.

1992: A Tristeza Contentinha de Alexandre O’Neill, Lisboa, Caminho. Prémio de Revelação de Ensaio APE / IPLL do ano de 1990.

LIVROS (EDIÇÃO)
2008: Edição (com Fernando Cabral Martins) de Já Cá Não Está Quem Falou, de Alexandre O’Neill, Lisboa, Assírio & Alvim.

2005: Edição (com Fernando Cabral Martins) de Anos 70 – Poemas Dispersos, de Alexandre O’Neill, Lisboa, Assírio & Alvim.

2004: Edição e posfácio de Uma Coisa em forma de Assim, de Alexandre O’Neill, Lisboa, Assírio & Alvim.

1998: Edição e prefácio da obra Céu em Fogo de Mário de Sá-Carneiro, Lisboa, Relógio d’Água.

1997: Prefácio à reedição de No Reino da Dinamarca, de Alexandre O’Neill, Lisboa, Relógio d’Água.

0 comentários:

Enviar um comentário